domingo, 29 de abril de 2012

Inter vence GreNal e conquista Taça Farroupilha

O Internacional venceu o clássico GreNal nesse domingo, no estádio Beira-Rio, o placar foi de 2 a 1, os gols colorados foram marcados por Dátolo, aos 36min do primeiro tempo, e por Fabrício aos 31min do segundo tempo. O gol do Grêmio foi marcado Werley, aos 10min do segundo tempo. A vitória de hoje garantiu ao Inter o título de Campeão da Taça Farroupilha de 2012, provando mais uma vez de que quando se trata de disputa por título ou classificação, o Internacional sempre sai vencedor.
O Internacional veio para o jogo desfalcado de muitos jogadores, mas nem por isso menos motivado, e como já era de se esperar o clássico começou truncado, sem muitos espaços, muitas polêmicas e inúmeros passes errados devido a  forte marcação imposta pelas duas equipes. E mesmo com tudo isso o Internacional começou mostrando superioridade, sendo a única equipe a definir jogadas de conclusão ao gol no período inicial.
A primeira chance clara de gol do Internacional, veio aos 10min, quando Leandro Damião, recebe passe de Fabrício, o atacante cabeceia, mas o goleiro Vítor, bem postado, faz a defesa. Umas das polêmicas da partida foi quando Guiñazu, aos 16 min, vai pela esquerda, chuta cruzado, e Werley dentro da área levanta o braço, o volante colorado reclama por pênalti, mas o árbitro marca escanteio, devido ao desvio feito pelo jogador gremista. Outra polêmica envolvendo reclamação por pênalti, foi aos 25min, após cobrança de falta, a bola é alçada na área colorada, e bate no braço de Sandro Silva, o juíz entende como toque involuntário, e dá sequência a partida.
O jogo seguia truncado, mas melhor para o Internacional, que conduzia melhor a bola, e foi aos 36min, depois de um passe de Tinga, Leandro Damião mata no peito, e ao tentar afastar, o lateral Gabriel chuta fraco, a bola sobra livre para Dátolo que chuta cruzado, abrindo o marcador para o colorado. Aos 45min, o volante Tinga ainda teve chance de ampliar o marcador, no contra ataque, o volante faz tabela com Jajá, avança e chuta rasteiro e para sorte dos tricolores, Vítor faz grande defesa.
Na volta para o segundo tempo da partida, o Grêmio veio com algumas modificações, na intenção de parar o meio campo colorado. Nos momentos iniciais, até que essas mudanças deram efeitos, tanto que aos 10min, após cobrança de falta, a bola bate na trave, e na volta, Werley chuta forte e deixa tudo igual no marcador.
Aos 20min, veio mais polêmica na partida, tudo isso devido a uma cobrança rápida de escanteio, onde um gandula posiciona a bola rapidamente na marca de escanteio, e Dátolo cobra rapidamente, o lance prossegue, mas nada acontece. Mas sentindo-se irritado, o técnico gremista Vanderlei Luxemburgo parte pra cima do gandula, o rapaz queixa-se de agressão, e depois de uma confusão que durou quase cinco minutos, o juíz expulsa o gandula e o treinador gremista.
O gol de desempate colorado veio aos 31min, após cobrança de escanteio feita por Jajá, a bola é levantada no primeiro pau e Fabrício, livre, sem marcação, de cabeça marca o segundo gol colorado. O Grêmio bem que tenta recuperar-se, mas ficou claro que depois daquela confusão iniciada por Luxemburgo, o tricolor caiu de produção, e o Inter sem nada a ver com isso, por pouco quase amplia o placar com Jajá, aos 37min.
Essa vitória deu ao Inter o título de Campeão da Taça Farroupilha de 2012, o segundo turno do campeonato gaúcho, e garantiu vaga do colorado na final do gauchão, que será diante do Caxias, campeão do primeiro turno. A disputa pelo título de campeão gaúcho será feita em duas partidas, sendo a primeira em Caxias do Sul e a segunda em Porto Alegre. O jogo de ida será no próximo domingo (06/05), e a grande decisão fica para o dia 13/05.

Assista os gols do GRENAL 392:

sábado, 28 de abril de 2012

GreNal de amanhã decide campeão da Taça Farroupilha

O Internacional enfrenta o Grêmio nesse domingo, as 16h, no estádio Beira-Rio. Quem vencer leva o título de campeão da Taça Farroupilha, o segundo turno do campeonato gaúcho, e garante vaga na final do Gaúchão, onde enfrenta o Caxias, campeão do primeiro turno, na disputa pelo título de Campeão Gaúcho de 2012.
O Inter vem fortemente desfalcado para o clássico, estarão de fóra de jogo de amanhã: Nei, Kléber e D'Alessandro. Outro jogador que certamente não estará relacionado para a partida é o atacante Dagoberto, que se recupera-se de lesão na coxa esquerda. O meia Oscar que conseguiu liminar junto ao TST, também estará de fóra, mesmo com a liminar obtida na quinta-feira a noite, o meia colorado não teve seu nome inscrito novamente no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, nesta sexta-feira.
O time que provavelmente enfrenta o Grêmio neste domingo será: Muriel; Elton, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Sandro Silva, Guiñazu, Tinga e Dátolo; Gilberto (Jajá) e Leandro Damião. Caso o clássico termine empatado, não haverá prorrogação e a disputa pela vaga à final do gaúchão será decidida nos pênaltis.
O GreNal de número 392 terá como juíz Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Altemir Hausmann e Paulo Ricardo Conceição.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Liminar concedida pelo TST libera Oscar para jogar pelo Inter

Saiu ontem, as 22h, uma liminar que concede ao jogador Oscar para que volte a jogar pelo Internacional em partidas oficiais. A liminar foi concedida pelo ministro do TST, Guilherme Caputo Bastos. O ministro ainda relata que "a obrigatoriedade da prestação de serviços a determinado empregador nos remete aos tempos de escravidão e servidão, épocas incompatíveis com a existência do Direito do Trabalho".
Sendo assim, Oscar está liberado para que volte a jogar imediatamente. Agora o Internacional já estuda a possibilidade de o jogador estar entre os relacionados para o Gre-Nal desse domingo no Beira-Rio, as 16h. 

Leia abaixo a decisão:
  
Trata-se de habeas corpus, com pedido liminar, impetrado por Victor Russomano Junior, Fábio Tomas de Souza e Mozart Victor Russomano Neto em favor de Oscar dos Santos Emboaba Junior, apontando como autoridade coatora a egrégia 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região que, nos autos da reclamação trabalhista nº 02770200904002001, deu provimento ao recurso ordinário para afastar a rescisão indireta do contrato de trabalho reconhecida em sentença e, em sede de embargos de declaração, restabeleceu o vínculo desportivo com o São Paulo Futebol Clube.
 
Alegam os impetrantes que o v. acórdão regional teria retirado, "conforme a manifestação da CBF, a ‘condição de jogo' do atleta e o impossibilita até de trabalhar onde quiser, não podendo participar de quaisquer competições oficiais em que esteja engajado - Campeonatos Gaúcho e Brasileiro, Copas Libertadores e Sulamericana e quaisquer competições internacionais oficiais, INCLUSIVE AS OLIMPÍADAS - e, ainda, especialmente, faz o jogador se ver privado do direito à livre escolha de onde e para quem trabalhar no melhor momento técnico de toda a sua fulgurante e iniciante carreira desportiva, bem como impedindo sua convocação para prestar serviços à Seleção Brasileira de Futebol, pois dela somente podem participar atletas com condição de jogo vigente" (fl. 15 – numeração eletrônica).
 
Desse modo, requerem a concessão de liminar para autorizar o paciente a exercer livremente a sua profissão, participando de jogos e treinamentos em qualquer localidade e para qualquer empregador, conforme sua livre escolha.
 
É o relatório.
 
Passo à análise.
 
Historicamente, pode-se afirmar que a garantia do habeas corpus ingressou no ordenamento brasileiro em 1824, quando a então Constituição, denominada Imperial, passou a contemplar o direito subjetivo à liberdade. A partir de então, tal garantia passou a constar de todas as Constituições do Brasil, sendo que, na vigente, encontra-se prevista no artigo 5º, LXVIII, que assegura a concessão de "habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder".
 
Cumpre registrar que, no âmbito trabalhista, o estudo do cabimento do habeas corpus na Justiça do Trabalho encontra-se inevitavelmente atrelado à alteração da competência material implementada no artigo 114 da Constituição Federal, que foi ampliada com a promulgação da Emenda Constitucional nº 45/2004.
 
Até a edição da referida emenda constitucional, é certo que existia, no âmbito jurisprudencial, forte divergência acerca da competência, ou não, da Justiça do Trabalho para processar e julgar habeas corpus, ainda que a autoridade coatora fosse um juiz ou um Tribunal do Trabalho. À época, o debate girava em torno do cabimento do habeas corpus para as hipóteses de depositário infiel, já que era pacífica a incompetência do ramo trabalhista para a análise de questões criminais. Registre-se que o STF e o STJ eram uníssonos pelo reconhecimento dessa incompetência.
 
Essa controvérsia, todavia, restou superada pela referida ampliação que atribuiu a esta Justiça Especializada expressa competência para a apreciação de habeas corpus em matéria trabalhista.
 
Assim, após a modificação implementada na atual Constituição Federal, verifico na jurisprudência desta Colenda Corte que essa espécie de ação constitucional tem sido predominantemente utilizada para impugnar decisão que determina a prisão civil de depositário infiel.
 
Entendo, contudo, que o cabimento de habeas corpus na Justiça do Trabalho não pode estar restrito às hipóteses em que haja cerceio da liberdade de locomoção do depositário infiel, pois, deste modo, estar-se-ia promovendo o esvaziamento da norma constitucional, face ao reconhecimento da inconstitucionalidade em relação a essa modalidade de prisão civil.
 
Dessarte, implica reconhecer que o alcance atual do habeas corpus há de ser estendido para abarcar a ilegalidade ou abuso de poder praticado em face de uma relação de trabalho. Vale dizer: pode ser impetrado contra atos e decisões de juízes, atos de empregadores, de auditores fiscais do trabalho, ou mesmo de terceiros.
 
Assim, a interpretação a ser conferida à Constituição Federal não pode ser literal ou gramatical, no sentido de se entender cabível o habeas corpus apenas quando violado o direito à locomoção em seu sentido físico de ir, vir ou ficar. Ao contrário, deve-se ampliar tal entendimento para assegurar a utilização de tal ação constitucional com vistas à proteção da autonomia da vontade contra ilegalidade ou abuso de poder perpetrado, seja pela autoridade judiciária, seja pelas partes da relação de trabalho. Há que se assegurar o livre exercício do trabalho, direito fundamental resguardado pelos artigos 1º, IV, 5º, XIII, 6º e 7º da Constituição Federal, bem como a dignidade da pessoa humana.
 
Nessa linha, destaco o entendimento do Exmo. Ministro César Peluso, no julgamento da ADI nº 3.684/DF, que, ao discorrer sobre o cabimento de habeas corpus, destacou que "esse remédio constitucional pode, como sabe toda a gente, voltar-se contra atos e omissões praticados no curso de processos e até procedimentos de qualquer natureza, e não apenas no bojo de investigações, inquéritos e ações penais".
 
Colho do Supremo Tribunal Federal o seguinte precedente que, nos idos de 1968, já admitia o cabimento de habeas corpus para abarcar outras hipóteses que não apenas o direito de locomoção do paciente:
 
"INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 48, DO DL 314, DE 1967 (LEI DE SEGURANÇA). O HABEAS CORPUS E MEIO IDONEO PARA ANULAR DESPACHO DO JUIZ QUE APLICA NO CURSO DO PROCESSO, MEDIDA ADMINISTRATIVA QUE CORRESPONDE A SUSPENSÃO DO EXERCÍCIO DE DIREITOS DA PROFISSAO E DO EMPREGO EM EMPRESA PRIVADA. A MEDIDA PREVENTIVA CORRESPONDE A UMA PENA ACESSORIA. A SUA APLICAÇÃO DEPENDE DE CONDENAÇÃO EM PRECEITO QUE INCLUA TAMBÉM A APLICAÇÃO DE PENA ACESSORIA. A INCONSTITUCIONALIDADE E DECRETADA POR FERIR OS ARTS. 150 CAPUT E 150 PAR. 35, DA CONSTITUIÇÃO PORQUE AS MEDIDAS PREVENTIVAS QUE IMPORTAM NA SUSPENSÃO DE DIREITOS, AO EXERCICIOS DAS PROFISSÕES E O EMPREGO EM EMPRESAS PRIVADAS, TIRA AO INDIVIDUO AS CONDIÇÕES PARA PROVER A VIDA E SUBSISTENCIA. O PAR. 35, DO ART. 150, DA CONSTITUIÇÃO DE 1967, COMPREENDE TODOS OS DIREITOS NÃO ENUMERADOS, MAS QUE ESTAO VINCULADOS AS LIBERDADES, AO REGIME DE DIREITO E AS INSTITUIÇÕES POLITICAS CRIADAS PELA CONSTITUIÇÃO. A INCONSTITUCIONALIDADE NÃO ATINGE AS RESTRIÇÕES AO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO PÚBLICA PORQUE A LEGISLAÇÃO VIGENTE SOBRE FUNCIONÁRIOS PUBLICOS, APLICAVEL A ESPÉCIE, ASSEGURA UMA PARTE DOS VENCIMENTOS DOS FUNCIONÁRIOS ATINGIDOS PELO ART. 48, DO REFERIDO DECRETO LEI. A INCONSTITUCIONALIDADE SE ESTENDE AOS PARAGRAFOS DO ART. 48, PORQUE ESTES SE REFEREM A EXECUÇÃO DAS NORMAS PREVISTAS NO ARTIGO E CONSIDERADAS INCONSTITUCIONAIS" (HC 45232, Relator:  Min. THEMISTOCLES CAVALCANTI, TRIBUNAL PLENO, julgado em 21/02/1968, DJ 17-06-1968 PP-02228 EMENT VOL-00721-02 PP-00792 RTJ VOL-00044-03 PP-00322).
   
Por sua vez, Rui Barbosa já defendia a extensão do cabimento do presente writ em hipóteses que envolvessem a restrição de direitos fundamentais. Confira-se o seguinte trecho extraído da obra Ações Constitucionais, Fredie Didier Jr., 5ª Ed., Salvador: Juspodium, 2011:
   
"A amplitude do dispositivo deu azo à construção de doutrina, da qual Rui Barbosa foi o principal expoente, que conferia ao writ um espectro de abrangência que ultrapassava a tutela da liberdade de locomoção. Conquanto não se desconhecesse que o uso do habeas corpus, historicamente, sempre se destinara á salvaguarda da liberdade de ir, ficar e vir, a inexistência de remédio célere e eficiente apto a precatar outros direitos (como os políticos, de expressão, de reunião, já consagrados constitucionalmente) impulsionou o manejo do habeas corpus em defesa destes.
 
Para Rui Barbosa, ao texto constitucional abrangia as eventualidades de constrangimento arbitrário aos direitos individuais."
 
  Assim, em cognição sumária, admito o habeas corpus em questão, passando à análise do pedido liminar.
 
Discute-se, no presente writ, a restrição indevida ao direito fundamental de locomoção do paciente – OSCAR DOS SANTOS EMBOABA JÚNIOR - em virtude de decisão judicial proferida pela 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que julgou improcedente o pedido de reconhecimento de rescisão indireta e restabeleceu o vínculo desportivo com o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE.
 
Com efeito, a obrigatoriedade da prestação de serviços a determinado empregador nos remete aos tempos de escravidão e servidão, épocas incompatíveis com a existência do Direito do Trabalho, nas quais não havia a subordinação jurídica daquele que trabalhava, mas sim a sua sujeição pessoal. Ora, a liberdade, em suas variadas dimensões, é elemento indispensável ao Direito do Trabalho, bem como "a existência do trabalho livre (isto é, juridicamente livre, é pressuposto histórico-material do surgimento do trabalho subordinado (e via de consequência, da relação empregatícia)" (DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo : LTr, 2003, p.84.).
 
No presente caso, não há dúvidas que o paciente – OSCAR DOS SANTOS EMBOABA JÚNIOR – considerou insustentável, no momento em que se desligou do SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, a manutenção da relação de emprego então existente, pelos diversos motivos que alegou na petição inicial de sua Reclamação Trabalhista nº 2770.2009.040.002.00.1, os quais, a seu ver, configurariam a rescisão indireta do seu contrato de trabalho.
 
A existência ou não desses motivos, bem como a gravidade deles, a dar ensejo à rescisão indireta do contrato de trabalho, é matéria afeta ao processo ainda em trâmite perante o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, sobre o qual não cabe manifestação judicial em sede do presente writ.
 
É patente, todavia, que a decisão judicial transitada em julgado nessa reclamação trabalhista, quer procedente, quer improcedente, jamais poderá impor ao trabalhador o dever de empregar sua mão de obra a empregador ou em local que não deseje, sob pena de grave ofensa aos princípios da liberdade e da dignidade da pessoa humana e da autonomia da vontade, em torno dos quais é construído todo o ordenamento jurídico pátrio.
 
Ademais, o prévio afastamento do empregado em caso de alegação de rescisão indireta configura exercício regular de um direito a ele garantido pela norma jurídica, ao passo que, eventual improcedência do seu pleito não acarreta o seu retorno ao antigo trabalho, mas dá ensejo, apenas, às consequências previstas em lei, quais sejam, a absolvição do empregador da falta a ele imputada e a conversão da rescisão indireta em pedido de demissão, com as respectivas consequências pecuniárias.
 
Logo, a determinação judicial de restabelecimento de vínculo desportivo – acessório ao vínculo de emprego - proferida em reclamação trabalhista ajuizada pelo trabalhador em face de suposta rescisão indireta, além de afrontar os princípios basilares do nosso Direito, mostra-se totalmente incongruente, na medida em que agrava a situação jurídica daquele que submeteu sua demanda ao Poder Judiciário e excede os limites da lide, impondo comando judicial incompatível com a pretensão inicial. Note-se, nesse sentido, que, de acordo com a sentença prolatada na reclamação trabalhista retromencionada, não houve reconvenção por parte do empregador SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE a justificar, em tese, esse tipo de determinação.
 
Desse modo, a possibilidade do empregado rescindir unilateralmente o seu contrato de trabalho, independentemente da configuração de justa causa do empregador, decorre da autonomia da vontade e de sua liberdade fundamental de escolha, não podendo ser tolhida sequer por decisão judicial.
 
Em contrapartida, em virtude da natureza sinalagmática de qualquer relação de trabalho, submete-se o trabalhador que denuncia o contrato de trabalho à respectiva cominação prevista em lei, que, no caso específico do paciente, está disciplinada no artigo 28, § 3º, da Lei nº 9.615/98, o qual estipula o pagamento de cláusula penal livremente acordada pelas partes para as hipóteses de descumprimento, rompimento ou rescisão unilateral do contrato de trabalho do atleta profissional.
 
Noto, nesse ponto, que o próprio caput do artigo 28 da Lei nº 9.615/98, ao prever a pactuação de cláusula penal para hipóteses de rescisão unilateral do contrato de trabalho, autoriza ao atleta profissional se desligar da entidade desportiva a que vinculado mediante a contraprestação pecuniária previamente acordada.
 
Acrescento que a cláusula penal é uma compensação pecuniária pela rescisão unilateral do contrato e não uma condição essencial para tanto, sob pena de inviabilizar o distrato nos casos em que fixada em valores elevados, tolhendo do empregado de suas liberdades fundamentais enquanto vigente o contrato de trabalho.
 
Logo, rescindido unilateralmente pelo atleta profissional o contrato de trabalho, surge, para ele, a obrigação de pagar a respectiva cláusula penal, somente. O inadimplemento desta obrigação de pagar, por sua vez, não autoriza à entidade desportiva prejudicada cobrar do devedor a prestação pessoal de serviços.
 
Dito isso, tenho, em primeira análise, que a decisão judicial que determina o restabelecimento obrigatório do vínculo desportivo com o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, em contrariedade à vontade do trabalhador, cerceia o seu direito fundamental de exercício da profissão, razão pela qual concedo a liminar em habeas corpus para autorizar o paciente a exercer livremente a sua profissão, participando de jogos e treinamentos em qualquer localidade e para qualquer empregador, conforme sua livre escolha.
 
Extraia-se cópia ao paciente desta concessão liminar.
 
Comunique-se à 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, com urgência, para que preste as informações devidas.
 
Determino a retificação da autuação e demais registros processuais, a fim de que conste como autoridade coatora os Desembargadores da 16ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.
 
Publique-se.
 
Brasília, 26 de abril de 2012.
    
CAPUTO BASTOS
  Ministro Relator
(O texto da decisão foi obtido no site do TST)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Guiñazu completou ontem 250 jogos pelo Internacional

Na noite de ontem em grande atuação pelo Internacional contra o Fluminense, em jogo válido pelas oitavas de final da Libertadores, o volante Guiñazu completou 250 jogos pelo colorado. "El Cholo", como é carinhosamente chamado, foi homenageado com uma placa alusiva pela sua marca alcançada. A homenagem foi feita logo após o jogo.
Guiñazu foi contratado em Junho de 2007, vindo do Libertad do Paraguai, diz sentir "muito orgulho em vestir o manto sagrado". Em cinco anos de atuação pelo Campeão de Tudo, o volante colorado coleciona títulos: tricampeão gaúcho (2008, 2009 e 2011), campeão da Copa Sul-Americana (2008), da Recopa (2011), da Libertadores (2010), da Dubai Cup (2008) e da Copa Suruga Bank (2009).
 (Na foto Guiñazu recebendo a placa do Presidente Giovanni Luigi)

Inter empata com Fluminense e vai em busca da clasiificação no Engenhão

Em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Internacional e o Fluminense empataram em 0 a 0. A partida foi de grande movimetação pelo setor de criação das duas equipes, sendo que no segundo tempo depois de um pênalti cometido por Edinho em Leandro Damião, Dátolo foi para a cobrança, o meia chutou rasteiro no cantinho, mas Diego Cavalieri  consegue impedir que o colorado abra o marcador.
O primeiro tempo foi de muita marcação pelas duas equipes, o Inter até pressionava o Fluminense e mesmo com maior volume de jogo no meio de campo os colorados não convertiam em perigo de gol ao goleiro tricolor. O que marcou o primeiro tempo foram as saídas de Kléber, pelo Internacional, e Diguinho, pelo Fluminense, ambos lesionados. Dagoberto até assustou queixando-se de dores, mas conseguiu completar sua participação até o intervalo, quando foi substituído.
No segundo tempo Internacional voltou mais ofensivo, com a entrada de Jajá, que substituiu Dagoberto, o Inter avançou ainda mais, tanto que aos 10min, após cruzamento, quando Damião preparava-se para receber a bola,o centroavante colorado sofre falta dentro da área, Dátolo vai para a cobrança, chuta forte no canto, mas Diego Cavalieri consegue chegar e defende o gol espalmando a bola para escanteio, antes disso a bola ainda toca na trave. Outra jogada perigosa foi no último minuto da etapa final, onde após cobrança de falta Jô chuta na trave e no rebote Leandro Damião, de bicicleta quase marca um golaço.   
Agora a decisão para ver quem segue adiante na Libertadores fica para o dia 10/05, no Engenhão-RJ. O empate com gols ou vitória simples classifica o Inter, se repetir em 0 a 0, a decisão vai para os pênaltis. Mas até lá, o Internacional enfrenta o Grêmio nesse domingo (29/04) em decisão pela Taça Farroupilha, vencendo o jogo, o Internacional enfrenta o Caxias pelo título de Campeão Gaúcho de 2012. 

Taça Libertadores da América - Oitavas de Final
Inter: Muriel; Índio, Rodrigo Moledo e Nei; Kléber (Fabrício), Guiñazu, Sandro Silva e Dátolo (Jô), Dagoberto (Jajá) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Fluminense: Diego Cavalieri; Gum, Anderson, Carlinhos e Bruno; Edinho, Diguinho (Jean), Thiago Neves (Lanzini) e Deco; Rafael Sóbis (Marcos Jr) e Fred.  Técnico: Abel Braga.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Inter recebe Fluminense no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores

O Internacional recebe hoje o Fluminense logo mais às 21h50, no jogo de ida pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2012. O jogo de hoje será parte dos 180 minutos em que os dois times decidem quem segue a diante às quartas de final da Libertadores.
Pelo Internacional, D'Alessandro será desfalque garantido, o meia saiu lesionado ainda no primeiro tempo no jogo entre Inter e Veranópolis pela Taça Farroupilha onde o Campeão de Tudo aplicou uma goleada no VEC e garantiu vaga na final do segundo turno do gauchão e enfrenta o Grêmio no domingo, às 16h, no Beira-Rio.
O Fluminense também vem para o jogo desfalcado, o time carioca não poderá contar com o zagueiro Leandro Euzébio que recupera-se de uma pancada na costela, o escalado para substitui-lo foi Gum. Outro desfalque do Fluminense será no ataque, o atacante Welington Nem sofreu um estiramento muscular e Rafael Sóbis deve entrar para compor o setor ofensivo do tricolor carioca.
Para Guiñazu a partida de hoje tem valor especial, além de ser um jogo em que pode ser decisivo para a classifcação do Inter à próxima fase, o volante colorado completa hoje 250 jogos com a camisa do Internacional. 
A arbitragem do jogo de hoje será composta por trio brasileiro. O juiz será Paulo César de Oliveira (SP), auxiliado por AlessandroRocha (BA) e Emerson de Carvalho (SP).
A partida de volta está marcada para o dia 10 de Maio, no Engenhão-RJ.

domingo, 22 de abril de 2012

Inter atropela o Veranópolis e está na final da Taça Farroupilha

O Internacional enfrentou hoje o Veranópolis em jogo válido pela Taça Farroupilha, o placar foi elástico; 4 a 0 para o colorado, com dois golaços de Dátolo, um de Leandro Damião e outro de Índio. Com essa vitória maiúscula, o Campeão de Tudo garantiu vaga à final da Taça Farroupilha, onde enfrenta o Grêmio no próximo domingo no estádio Beira-Rio.
O Veranópolis bem que tentou pressionar, mas só nos primeiros quinze minutos, pois aos poucos os jogadores do Internacional foram tomando conta dos melhores momentos da partida, um deles, aos 17min, quando Dagoberto avança pela direita, vence seu marcador e cruza rasteiro para dentro da área, e Dátolo, de primeira marca o primeiro gol seu na partida e sexto gol no gauchão. Tão logo após o gol do colorado, D'Alessandro sai acusando dores na coxa esquerda, a mesma que o afastou por mais de um mês dos gramados, na vaga dele entrou Jajá. 
Com a saída de D'Alessandro, os jogadores sentiram por alguns instantes, sendo que quase cederam o empate para o Veranópolis, isso aos 34 min, quando Raulen recebe cruzamento da esquerda e chuta forte para a grande defesa de Muriel e em seguida, aos 37 min, com Eduardinho que chuta forte de fora da área, a bola passa perto do ângulo da meta defendida pelo arqueiro colorado.
Mas isso foi só, aos 39min, após tabela entre Dagoberto e Dátolo, o argentino recebe e chuta, a bola ainda toca no zagueiro e no rebote bate nas pernas de Dátolo e vai pro fundo da rede. Com esse gol, já são sete gols do argentino pelo gauchão e oito gols na temporada.
Na volta do intervalo para a disputa do segundo tempo, aos 9min, Jajá lança Leandro Damião, que avança, e na velocidade passa o zagueiro e já dentro da área ele tira do goleiro e marca o terceiro gol do Inter na partida, 10º gol dele no gauchão e 15º na temporada.
Mesmo a frente no placar os jogadores colorados não recuam, aos 17min, Fabrício avança e cruza na medida para Dagoberto que de cabeça quase marca para o Internacional. Mas foi aos 20min, quando Leandro Damião faz um cruzamento da esquerda, e de cabeça Índio desvia para dentro do gol, marcando então o quarto gol do Internacional na partida.
Agora o Internacional volta seus pensamentos para a Libertadores, onde que na próxima quarta-feira enfrenta o Fluminense no estádio Beira-Rio, pelas oitavas de final do torneio, e já no próximo domingo (29/04) recebe o Grêmio no estádio Beira-Rio para a disputa da Taça Farroupilha, segundo turno do gauchão, e vencendo o Gre-Nal o Internacional enfrenta o Caxias pelo título de Campeão Gaúcho de 2012.

Assista os melhores momentos da partida:

Inter e Veranópolis decidem hoje vaga à final da Taça Farroupilha

O Internacional recebe o Veranópolis hoje no estádio Beira-Rio, as duas equipes se enfrentam na busca pela vaga para disputar a final da Taça Farroupilha com o Grêmio, que venceu ontem o Canoas pelo placar magro de 1 a 0.
A equipe colorada contará com a volta de Dagoberto que já está recuperado de sua lesão, outros reforços garantidos são Guiñazu e Rodrigo Moledo. Estarão de fóra Tinga e Kleber que certamente serão desfalques importantes para o jogo de logo mais às 16h.
A arbitragem para este jogo estará a cargo de Anderson Daronco e terá como auxiliares José Eduardo Calza e Tatiana Jacques de Freitas.

Estão relacionados para a a partida:
Goleiros: Muriel e Renan;
Zagueiros: Rodrigo Moledo, Índio e Bolívar;
Laterais: Nei e Fabrício;
Volantes: Sandro Silva, Guiñazu, Elton e Josimar;
Meias: Dátolo, D'Alessandro, João Paulo e Jajá;
Atacantes: Dagoberto, Leandro Damião, Gilberto, Jô e Marcos Aurélio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Data dos jogos de Inter x Fluminense são divulgados pela Conmebol

A Conmebol divulgou hoje a data dos jogos entre o Internacional e o Fluminense pelas oitavas de final da Libertadores da América de 2012. O primeiro confronto entre Inter e Fluminense será na próxima quarta-feira, 25 de abril, às 21h50min, no Beira-Rio. A partida de volta está marcada para 10 de maio, quinta-feira, às 22h, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

Inter perde mas classifica-se às oitavas de final da Libertadores

O Internacional jogou ontem em Chiclayo, no Peru, contra o Juan Aurich e acabou sendo derrotado pelo placar mínimo de 1 a 0, e mesmo com essa derrota o colorado classificou-se as oitavas de final da Libertadores da América em segundo lugar do grupo 1, com 8 pontos. O adversário do Inter nas oitavas de final será o Fluminense, a data dos jogos ainda não está definida pela Conmebol, mas vale lembrar que os jogos decisivos pelo Internacional serão disputados todos fóra de casa, então cabe ao Internacional fazer valer o mando de campo e a força de sua torcida e vencer seus jogos dentro de casa para que jogue a partida decisiva na casa do adversário somente para confirmação do resultado.
Sabendo das dificuldades de jogar no estádio Elías Aguirre, devido a péssima condição do gramado artificial e aos fortes ventos que rondaram durante toda a partida, o Internacional bem que tentou dar ritmo a partida, mas a falta de adaptação ao gramado prejudicou aos jogadores colorados e fez com que o placar não fosse diferente. O gol do Juan Aurich saiu aos 14min, do primeiro tempo, quando em uma bola alçada pela direita, Bolívar não conseguiu afastar, e Tejada desviou para dentro do gol de Muriel.
O Inter tentava pressionar, aos 19min, Gilberto avança, invade a área, mas ao concluir o atacante colorado chuta fraco, possibilitando a defesa de Penny. Outra chance de gol para o colorado foi aos 27min, após cobrança de escanteio feito por Dátolo, Índio desvia de cabeça, a bola passa perto do ângulo mas não entra.
Já na etapa complementar o Inter seguia pressionando, mas as jogadas não causavam perigo de gol ao time peruano, enquanto isso o Juan Aurich, jogava no contra-ataque prá cima do colorado. Aos 45seg, Valencia arrisca chuta delonga distância, mas Muriel bem postado no lance estica-se todo e defende. Aos 7min, foi a vez de D'Alessandro, o meia  chuta de primeira, a bola passa a esquerda do goleiro Penny, perto da trave, mas vai para fóra.
Apartir dai o Juan Aurich se fechou, esperando o Inter no seu campo, e buscando surpreender os colorados nos contra-golpes. O Inter ainda teve chance aos 42min, Jajá que havia entrado no lugar de Gilberto, toca para Jô que substituiu Dátolo, o atacante chuta cruzado para defesa do goleiro Penny.
Enquanto são aguardadas as datas para as disputas dos jogos do Internacional contra o Fluminense pela Libertadores, o Campeão de Tudo já se prepara para o jogo da semifinal do returno do gauchão, que será nesse domingo (22/04), as 14h, diante do Veranópolis. O jogo será no estádio Beira-Rio.  

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Inter preparado para enfrentar o Juan Aurich

O Internacional já está preparado para enfrentar o Juan Aurich em jogo válido pela Copa Libertadores da América de 2012. A partida será disputada no estádio Elias Aguirre, em Chiclayo, no Peru, nesta quinta-feira, apartir das 19h45 (horário de Brasília). Vencendo a partida o Internacional tem vaga garantida nas oitavas-de-final do torneio.
A equipe colorada se encontra em solo peruano desde a noite de ontem, onde descansou e prepara-se para hoje fazer o treino de reconhecimento do gramado, sendo que a partida será disputada em gramado sintético, piso no qual os jogadores colorados não estão acostumados a jogar.
Sem poder contar com Dagoberto, que recupera-se de lesão na coxa esquerda, o Internacional vai com Gilberto e Leandro Damião no ataque. Uma das novidades é que Sandro Silva começa jogando e Guiñazu estará a disposição no banco de reservas, com essa modificação o treinador Dorival Júnior espera ter uma equipe mais ofensiva e aposta no bom toque de bola de seus jogadores para que saia de Chiclayo com os três pontos e a classificação às oitavas-de-final.
Estão relacionados para a partida:
Goleiros: Muriel e Renan;
Zagueiros: Bolívar e Índio;
Laterais: Nei, Kleber e Fabrício;
Volantes: Bolatti, Elton, Guiñazu e Sandro Silva;
Meias: D'Alessandro, Dátolo, Tinga, João Paulo e Jajá;
Atacantes: Leandro Damião, Gilberto, Marcos Aurélio e Jô.

domingo, 15 de abril de 2012

Inter aplica goleada no Cerâmica e garante vaga na semifinal da Taça Farroupilha

Na noite desse sábado o Internacional enfrentou o Cerâmica no estádio Beira-Rio e aplicou mais uma goleada em mais um de seus adversários na busca pelo título de Campeão Gaúcho de 2012. O placar ficou de 3 a 0 para o Internacional, os gols foram marcados por Gilberto, Leandro Damião e D'Alessandro. A grande novidade na equipe do Internacional foi a volta de D'Alessandro e Guiñazu que já recuperados de lesão fizeram parte do grupo de reservas que estavam a disposição do técnico Dorival Júnior.  
A equipe de Gravataí veio com uma formação totalmente retrancada e de forte marcação, esquema esse que causou um pouco de dificuldades para os colorados durante o primeiro tempo. Aos 5min, Gilberto foi lançado avançou sobre a marcação e chuta fechado, o goleiro César faz a defesa em dois tempos.
O jogo permaneceu truncado durante o primeiro tempo todo, isso devido a grande quantidade de faltas, somadas ao desempenho dos jogadores do Cerâmica na forte marcação, fazendo com que o jogo não tivesse jogadas de perigo de gol aos goleiros de ambos os times.  
Na volta do intervalo para a disputa do segundo tempo o Inter já veio modificado, entrou D'Alessandro no lugar de Elton e com isso mudou o posicionamento dos jogadores do colorado, Tinga que até então juntamente com Dátolo eram os responsáveis pela criação das jogadas, recuou para a posição de volante e D'Alessandro passou a compor o meio de criação. Apartir daí o Inter tornou-se mais agressivo e começou a encurralar o Cerâmica no seu campo. Aos 2min iniciais da etapa complementar, D´'Alessandro faz passe para Dátolo que já dentro da área bateu forte obrigando ao goleiro César fazer uma grande defesa. O gol do Internacional saiu aos 11min, depois de um chute forte de Nei, o goleiro César tenta afastar mas a bola sobra pra Kleber, que cruza para Damião  desviar de cabeça, e quando a bola já estava entrando, Gilberto de carrinho empurra para dentro do gol.
Apartir dai o Inter começou a administrar a partida e pressionar ainda mais o Cerâmica. Aos 29min, saí Gilberto para a entrada de Jajá. A troca surtiu efeito, logo aos 32min, após cobrança de escanteio, Índio domina a bola dentro da área e chuta forte, a bola toca na rede pelo lado de fora da meta defendida pelo goleiro César. O segundo gol do Internacional saiu aos 40 minutos, onde Jajá lança Leandro Damião e na saída do goleiro, o centroavante colorado da um toque sutil na bola, tirando do goleiro, a bola vai parar no fundo da rede. E quando já estava acabando o tempo regulamentar, aos 45min, mais uma vez um passe de Jajá, Damião recebe a bola, mata no peito, e quando se preparava para desferir o chute, o centroavante colorado sofre um empurrão e é derrubado pelo zagueiro, o juíz marca pênalti a favor do Internacional. Na cobrança, D'Alessandro chuta no cantinho e marca o terceiro gol colorado na partida.
Com a vitória o Inter garantiu vaga na semifinal da Taça Farroupilha e disputa com o Veranópolis no próximo domingo (22/04), uma vaga para a final do returno do gauchão 2012. Mas na quinta-feira (19/04), o Internacional mais uma vez entra em campo, e será diante do Juan Aurich, Peru, o jogo é válido pela Libertadores e decide vaga para as oitavas de final do torneio continental.

Taça Farroupilha - Quartas de Final
INTER: Muriel; Índio, Bolívar, Nei e Kleber; Sandro SIlva, Elton (D'Alessandro), Tinga e Dátolo; Gilberto (Jajá) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
CERÂMICA: César; Saraiva, Djair, Marcão e Pedro; Nunes, Spessato (Felipe), Muarinho (Guilherme) e Rogerinho; Cidinho e Zeferino (João). Técnico: Hélio Vieira.
Arbitragem: Fabrício Neves Correia, auxiliado por Júlio César dos Santos e José Franco Filho.

Assista os melhores momentos do jogo: Inter 3 x 0 Cerâmica

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Inter se prepara para enfrentar o Cerâmica no sábado pela Taça Farroupilha

A equipe do Internacional ainda encontra-se em fase de preparação para enfrentar o Cerâmica no sábado 14/04, as 18h30, o jogo é válido pelas quartas de final em jogo único no estádio Beira-Rio, quem vencer avança para as semifinais e enfrenta o vencedor do jogo entre Veranópolis e São José-POA.
Sem a provável escalação de Rodrigo Moledo que está recuperando-se de uma tendinite, Bolívar entrará em seu lugar, e no ataque, Jajá e Gilberto disputam a vaga de Dagoberto, que ainda recupera-se de lesão.
 Outros jogadores que estão sendo aguardados para os treinamentos mais fortes com bola são D'Alessandro e Guiñazu, ambos vem de um crescimento constante da recuperação de suas lesões e são aguardados para compor o elenco para a disputa dos próximos jogos do Internacional.
Os jogadores que devem começar a partida diante do Cerâmica nesse sábado são: Muriel; Índio, Bolívar, Nei e Kléber; Sandro Silva, Elton, Tinga e Dátolo; Gilberto e Leandro Damião.

domingo, 8 de abril de 2012

Inter goleia São Luiz pela última rodada da Taça Farroupilha

Com apenas quatro jogadores considerados titulares o Internacional goleou o São Luiz em Ijui. O placar foi de 3 a 0 para o colorado, os gols foram marcados por: João Paulo, Dátolo e Gilberto. Com esse resultado o Inter encerra sua participação como primeiro colocado no Grupo 1 da Taça Farroupilha, com 19 pontos.
Agora o Inter tem a semana toda para se preparar para enfrentar o Cerâmica no sábado, no Estádio Beira-Rio. Com essa vitória sobre do São Luiz o Inter garantiu a melhor campanha na Taça Farroupilha e poderá decidir os jogos de mata-mata em casa.
Devido a falta de entrosamento por parte dos jogadores do Internacional o São Luiz saiu na frente pressionando, e logo aos 2 minutos de jogo, depois de roubar a bola o centroavante Sharlei avança e cara a cara com Muriel chuta pra fóra. A equipe do noroeste gaúcho seguia pressionando, e aos 14 minutos, após  cruzamento da direita, Douglas cabeceia a bola que passa raspando a trave.
Apartir desse susto o Inter começou a criar gosto pela partida, e aos 16 Jajá cruza rasteiro da esquerda e Gilberto toca pra fóra. Um minuto depois, Nei cobra falta que bate na trave. O gol colorado saiu aos 29 minutos, em uma cobrança de falta pela esquerda, João Paulo chuta a bola que desvia na barreira antes de ir parar no fundo do gol do goleiro Vanderlei.
Aos 35 minutos, Jajá avança na grande área e é derrubado por Willian Barbosa, o juíz marca pênalti, Dátolo apresenta-se para a cobrança, chuta no canto direito do goleiro mas a bola vai pra fóra. Mas aos 41 minutos, Jajá faz um passe em profundidade para Dátolo que chuta forte no canto esquerdo marcando o segundo gol do Internacional.
No volta para o segundo tempo e já pensando na preservação de seus atletas o técnico Dorival Júnior saca o lateral esquerdo Kléber e coloca Fabrício, pois com a vantagem no placar só bastava ao Inter administrar a partida. Aos 10 minutos, foi a vez do zagueiro Rodrigo Moledo sair para dar lugar a Bolatti, restando então apenas Muriel e Nei da equipe titular.
O terceiro gol colorado veio aos 33 minutos quando Nei avança e faz cruzamento na medida para Gilberto que só empurra de cabeça para o fundo da rede do goleiro Vanderlei. Agora o Inter tem a semana toda para se preparar para enfrentar o Cerâmica em jogo único no próximo sábado pelas quartas de final e na próxima quinta-feira dia 19/04 o Internacional vai ao Peru para enfrentar o Juan Aurich, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores.

Assista os melhores momentos do jogo:

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Estádio Beira-Rio completa hoje 43 anos

A casa dos colorados está de aniversário nesta sexta-feira, dia 6 de abril. O Estádio Beira-Rio completa 43 anos de vida em um momento especial da sua existência. O Gigante entrou em uma fase de modernização plena através da parceria firmada com a Andrade Gutierrez. Uma remodelação completa será feita visando à Copa do Mundo de 2014, e de quebra o Inter terá um estádio novo para continuar escrevendo a sua história de glórias.
“O futuro está na nossa frente. É para lá que olhamos. Agora a Copa é nossa. Isso nos orgulha muito. O Inter será o único clube do mundo a sediar por duas vezes, com estádio privado, uma Copa do Mundo. Obrigado, torcedores colorados, vocês me deixaram mais fortes nos momentos difíceis", disse o presidente Giovanni Luigi no evento que celebrou a parceria com a AG.

(Texto obtido do site do Sport Club Internacional)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Inter empata com Santos pela Libertadores

O Internacional enfrentou o Santos na noite dessa quarta-feira e mesmo contando com grandes desfalques no meio-campo a equipe colorada conseguiu um empate de 1 a 1. A noite foi de grande atuação do goleiro Muriel que com defesas extremamente difíceis impediu que a equipe santista saísse do estádio Beira Rio com a vitória.
Mesmo sem poder contar com D'Alessandro, Oscar e Guiñazu a equipe colorada foi para o jogo com Dátolo, Sandro Silva e Tinga que substituiram à altura os jogadores que não puderam atuar. A partida começou eletrizante e já aos 8 minutos depois de roubar a bola, Sandro Silva tocou para Dagoberto que sofreu falta e na cobrança, Nei com precisão chutou no ângulo do goleiro Rafael que só ficou olhando a bola ir parar no fundo da rede.
O colorado teve mais chances de ampliar o placar, aos 12 min, Dátolo faz uma jogada ensaiada de escanteio, o meia cobra curto para Kléber que cruza para Índio, o zagueiro mata a bola, corta para o meio e já dentro da área de pé esquerdo chuta para fóra.
Mas o grande destaque da noite com certeza foi o goleiro Muriel, que fez pelo menos sete defesas difíceis, fazendo jus a titularidade na equipe colorada. Para Muriel uma das defesas mais difíceis feitas por ele foi aos 28 minutos do segundo tempo, quando Neymar recebeu a bola à esquerda da área, avançou, e com um chute de efeito fez com que a bola viajasse em curva, e quando a bola já estava encobrindo, ele teve tempo de dar um toque na bola fazendo com que a bola tocasse a trave, evitando então o gol da equipe santista.
O gol de empate do Santos veio aos 20 minutos da etapa complementar, após substituição, onde saiu Fucile para a entrada de Alan Kardec, a jogada começou com Juan que cruzou da esquerda, na medida para que Alan Kardec, de cabeça, no cantinho marcasse o gol do Santos.
Com chances reais de classificação para próxima fase da Libertadores 2012, o Inter vai a Chiclayo, no Peru, no próximo dia 19, onde enfrenta o Juan Aurich, pela última rodada da fase classificatória do torneio. Já pela Taça Farroupilha, o segundo turno do campeonato gaúcho, o Inter vai a Ijui para enfrentar o São Luis, o jogo será nesse domingo (08/04), as 16 h, no estádio 19 de Outubro. O jogo é válido pela sétima rodada e tem como árbitro da partida Jean Pierre Gonçalves, que será auxiliado por João L.M. da Silva e Sedenir Martins. Se o Inter vencer o São Luis nesse domingo, assegura a melhor campanha geral no Gauchão, e terá como vantagem a disputa de jogar no Beira-Rio todas as partidas eliminatórias apartir de então.
Participaram da partida:
INTERNACIONAL: Muriel; Índio, Rodrigo Moledo, Nei e Kléber; Sandro Silva, Elton, Tinga (Gilberto) e Dátolo (Bolívar); Dagoberto (Jajà) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
SANTOS: Rafael; Edu Dracena, Durval, Fucile (Alan Kardec) e Juan; Arouca, Henrique, Ibson e Ganso; Neymar e Borges (Elano). Técnico: Muricy Ramalho.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Roberto Braatz e Fabrício da Silva.

Assista o Compacto do jogo: 

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Inter fortemente desfalcado enfrenta o Santos pela Libertadores

Na briga por uma das vagas para as oitavas de final da Copa Libertadores de 2012 o Internacional recebe o Santos hoje as 22h no Estádio Beira-Rio. O jogo de hoje é de grande importância para o colorado, na segunda colocação em seu grupo o Inter vai a campo na busca pela vitória, vencendo o clube santista, o colorado alcançará a primeira colocação do Grupo 1 do torneio e conquistará uma das vagas a próxima fase no dia em que o Campeão de Tudo comemora 103 anos.
O grupo colorado vai para o jogo dessa noite desfalcado de três de seus maiores jogadores, Guiñazu e D'Alessandro que continuam recuperando-se de lesão e Oscar que não pode atuar devido a uma decisão da Justiça de São Paulo, que impossibilita o meia de jogar pelo Internacional. Sendo assim o Inter vai para este jogo na base da superação e com a força de sua torcida que irá lotar o Beira-Rio e empurrar o Inter prá cima do Santos.
Devido aos desfalques considerados importantes, o técnico Dorival Júnior escalou Dátolo e Tinga para a criação das jogadas no meio-campo colorado, Sandro Silva e Elton foram escalados como volantes e serão responsáveis pela anulação das jogadas criadas pelos jogadores do meio campo santista.
Estão escalados para jogo:
INTER: Muriel; Nei, Índio, Rodrigo Moledo e Kléber; Elton, Sandro Silva, Tinga e Dátolo; Dagoberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
SANTOS: Rafael, Fucile, Edu Dracena, Durval e Juan; Henrique, Ibson, Arouca e Ganso; Neymar e Borges. Técnico: Muricy Ramalho.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Roberto Braatz e Fabrício Silva.

domingo, 1 de abril de 2012

Inter vence Canoas pela sexta rodada da Taça Forroupilha

Jogando pela sexta rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do campeonato Gaúcho, o Internacional venceu nessa tarde o Canoas pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Leandro Damião aos 15 minutos do primeiro tempo. Com essa vitória o Inter mantém a liderança do Grupo 1 com 16 pontos e encontra-se em primeiro lugar na classificação geral do segundo turno do campeonato gaúcho.
Com o adversário postado totalmente na defesa o Internacional foi pra cima e logo aos 15 minutos da etapa incial depois de Tinga receber a bola, ele toca para João Paulo, a bola pára, e na primeira tentativa Damião chuta em cima da zaga, mas na segunda, ele não perdoa e marca um golaço para o colorado.
A partir desse momento o Canoas até tentou ir pra cima do Internacional mas sem nenhum risco de ofensividade para o colorado que só tentava manter a posse de bola e criar algumas situações de perigo de gol ao goleiro Vaná. Uma dessas situações foi aos 30 minutos quando Nei subiu pela direita e quando alcançou a linha de fundo o lateral cruzou para Damião que desviou de cabeça e na sequência Vaná espalma, e no rebote Dagoberto de cabeça obriga o goleiro do Canoas efetuar mais uma defesa dificílima. O Inter seguia pressionando e aos 34 minutos Dagoberto recebe e lança Damião pela esquerda e já dentro da área o centroavante colorado chuta prá fóra.
Voltando para a disputa do segundo tempo,logo aos 2 minutos o goleiro Vaná tenta driblar Damião, o centrovante recupera a bola mas para a sorte do goleiro, Leandro Damião não consegue chutar a bola, o que seria o segundo gol do Internacional.
Assim como no primeiro tempo, o Canoas criou pouco perigo de gol a defesa colorada e nas vezes que tentou, Rodrigo Moledo e Índio estavam bem postados para defenderem aos ataques da equipe do Canoas. Já o Internacional por sua vez fazia uso da posse de bola e trocava passes na defesa do Canoas. Aos 17 minutos, Gilberto que havia entrada no lugar de João Paulo, entra na  área e chuta, a bola bate ainda bate em Leandro Damião, e na sobra Damião gira e de esquerda marca um golaço, mas o bandeira acaba anulando por impedimento.
O jogo continuava bom para o colorado, aos 33 minutos Dagoberto dribla dois advesários e chuta, a bola vai para fora da meta defendida pelo goleiro Vaná. Já próximo de acabar a partida, aos 46 minutos, Damião recebe passe de Dagoberto e dentro da área Damião chuta no cantinho, e mais uma vez para felicidade do arqueiro do Canoas a bola caprichosamente saí pela linha de fundo.
O Inter venceu a partida e agora se prepara para o confronto diante do Santos em jogo válido pela Copa Libertadores da américa, a disputa será na próxima quarta-feira, dia 04 de Abril, dia em que o colorado completa 103 anos de lutas e glórias. O jogo será às 22h no Estádio Beira-Rio.

Ficha Técnica de Inter 1 x 0 Canoas:
INTER:  Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Tinga (Sandro Silva), João Paulo (Gilberto) e Jajá (Marcos Aurélio); Dagoberto e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior. 
CANOAS: Vaná; Rondinelle, Carvalho, Renato Martins e Tiago Silva; Ricardo (Dudé), Moisés, Davi (Diogo) e Jé; Diogo Rincon (Maxwell) e Miro Bahia. Técnico: Rogério Zimmerman.
Arbitragem: Francisco Silva Neto, auxiliado por Maurício Coelho e José Inácio Souza.

Assista o gol marcado por Leandro Damião:

Inter enfrenta hoje o Canoas pela penúltima rodada da Taça Farroupilha

O Internacional vai desfalcado de pelo menos cinco jogadores nessa tarde diante do Canoas, as 16h no Estádio Beira-Rio. Os jogadores que irão desfalcar o Colorado são: Kléber, Guiñazu, Dátolo, D'Alessandro e Oscar. O jogo de hoje pode ser considerado uma prévia da equipe que enfrenta o Santos na quarta-feira pela Copa Libertadores da América de 2012.
A escalação da provável equipe que enfrenta o Canoas é: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Elton, Tinga, João Paulo e Jajá; Dagoberto e Leandro Damião.
O trio de arbitragem para esta partida são: Francisco Silva Neto, auxiliado por Maurício Coelho Penna e José Inácio Souza.