Foi uma noite iluminada para Leandro Damião. Sem dó nem piedade do time adversário o Internacional atropelou o The Strongest pelo placar de 5 x 0 em pleno Estádio Beira-Rio para delírio da torcida colorada. Leandro Damião marcou três vezes, Dagoberto marcou uma vez e Jô fechou a goleada, 5 a 0.
Esse jogo entra para a história do Internacional na Libertadores, pois foi a maior goleada aplicada pelo Internacional na competição; superando os 6 a 2 sobre o Peñarol, em 1989. Além disso Leandro Damião torna-se o maior goleador colorado na competição com 10 gols.
Logo nos primeiros instantes percebia-se que o Inter daria alegria a sua torcida, tanto que logo aos quatro minutos do primeiro tempo após receber um passe preciso de Oscar, Dagoberto matou a bola no peito e chutou forte, a bola bateu no travessão antes de ir para o fundo do gol do arqueiro Vaca.
A torcida ainda comemorava o primeiro gol do colorado quando mais uma vez em jogada iniciada com Oscar que entrou pela ponta direita e tocou para Dátolo que cruzou para Leandro Damião marcar de cabeça o segundo gol colorado.
Com o placar a seu favor e seu adversário não causando nenhum perigo de gol, o Internacional começou a fazer mais uso da posse de bola e em certos momentos causar mais pânico a defesa do time boliviano: com Damião aos 16 minutos após lançamento pela direita ele ganhou do zagueiro mas chutou por cima, aos 27 minutos com Dagoberto que recebe passe de Damião mas o bandeira marca impedimento e em mais uma tentativa de Damião aos 29, depois de um cruzamento de Tinga o centroavante colorado cabeceia por cima e novamente aos 36 pelo lado esquerdo ele arrisca chutando forte para defesa firme do goleiro Vaca.
Voltando para o segundo tempo o The Strongest busca uma reação, partindo do sistema 3-6-1 para o 3-4-3: colocando mais dois atacantes. Mas foi logo aos seis minutos da etapa complementar depois de uma assistência precisa de Dátolo que lançou entre os zagueiros Damião avançou e chutou, na primeira tentativa o goleiro defende mas no rebote Damião marca o seu segundo gol e amplia o placar para 3 a 0.
Com a partida praticamente liquidada o Internacional mais uma vez só trocava passes envolvendo o adversário e foi aos 28 minutos depois da troca de passes de Dátolo e Dagoberto e Oscar que mais uma vez lança Damião que recebe e chuta no canto esquerdo marcando seu terceiro gol na partida e o quarto do colorado.
Aos 35 minutos saiu Damião e entrou Jô e logo no primeiro toque na bola aos 36 após receber passe de Dagoberto na entrada da área ele marca o quinto gol colorado fechando a goleada de 5 a 0 prá cima do The Strongest. O próximo jogo do Inter pela Libertadores será novamente contra o The Strongest, mas dessa vez em La Paz, a 3,6 mil metros de altitude. O jogo será na próxima quarta-feira (21/03) ás 19h45m, no estádio Hernando Siles.
Participaram da partida:
INTER: Muriel; Nei, Moledo, Índio e Kleber; Guiñazu, Tinga (Bolatti), Oscar e Dátolo (Gilberto); Dagoberto e Leandro Damião (Jô). Técnico: Dorival Júnior.
THE STRONGEST: Vaca; Parada (Solis), Ojeda, Mendez e Torrico; Marquezini, Chumacero, Lima (Paz) e Cristaldo; Pablo Escobar e Gonzalez (Melgar). Técnico: Maurício Soria.
Arbitragem: Antonio Arias, auxiliado por Nicolas Yegro e Dario Gaona (Fifa-Paraguai).
Confira o compacto Internacional 5 x 0 The Strongest: