A primeira partida da final do campeonato gaúcho de 2012, que aconteceu neste domingo, entre Caxias e Internacional, no estádio do Centenário, acabou empatado em 1 a 1. O jogo que marcava a volta da atuação do meia colorado Oscar, que havia sido liberado na sexta-feira pela CBF, sendo que o meia colorado foi o responsável pelo gol do Inter no segundo tempo, o gol do Caxias foi marcado ainda no primeiro tempo,pelo meia Mateus.
O jogo que decidirá o campeão gaúcho de 2012, será no próximo domingo (13/05), no estádio Beira-Rio, as 16h. Com o gol marcado fora de casa, o Inter joga em casa por um empate sem gols. Antes disso, na quinta-feira (10/05), o Internacional decide vaga às quartas de final da Copa Libertadores da América de 2012, o jogo será diante do Fluminense, no Engenhão.
O Internacional foi para o jogo de ida da final do campeonato gaúcho desfalcado de muitos jogadores, o técnico Dorival Júnior não pode contar com D'Alessandro, Dátolo, Dagoberto e Kléber, lesionados, e com Rodrigo Moledo e Leandro Damião, ambos suspensos.
O jogo começou disputado para os dois lados, e logo aos 2min, Wrangler avança pela direita,e cara a cara com Muriel, ele chuta fraco, não causando perigo de gol à equipe colorada. Aos 6min, foi a vez de Jajá, que recebe passe, avança, e já dentro da área, ele chuta com o pé direito, a bola bate na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, novamente Jajá, depois de um passe de Oscar, ele novamente entra na área, e na saída do goleiro, chuta forte, mas a bola passa perto do gol.
Aos 9min, Fabinho avança pela esquerda com velocidade, invade a área e chuta cruzado, causando perigo de gol contra a meta defendida pelo goleiro colorado. Mas três minutos depois, foi a vez do Internacional assustar, após cobrança de falta, Nei chuta forte, e quando a bola tomava rumo ao ângulo, o goleiro caxiense da um tapa na bola mandando para escanteio.
O gol do Caxias veio aos 43min, em uma jogada de contra-ataque, depois de uma cobrança de escanteio pelo Internacional, a equipe caxiense avança, e Fabinho da um passe preciso para Mateus, que já dentro da área colorada, chuta forte no ângulo, sem chance para o goleiro Muriel.
Na volta para a disputa do segundo tempo, o Internacional veio mais ofensivo, e numa jogada de contra-ataque começada com Muriel, que depois de uma cobrança de escanteio do Caxias, o goleiro colorado defende a conclusão da cobrança da jogada criada pelo tiro de canto e em seguida lança Jajá, o meia recebe a bola e toca para Oscar, que avança pela esquerda, entra na área, dribla o marcador e chuta no canto do goleiro Paulo Sérgio.
Aos 22min, Oscar avança pela esquerda e cruza para Jô, que de cabeça desvia para o gol, a defesa afasta, e na sequência João Paulo chuta forte, a bola ainda acerta a trave, e logo em seguida sai para fora. A equipe colorada ainda teve mais uma chance de avançar no marcador, em cobrança de falta, João Paulo chuta, e de cabeça o zagueiro Bolívar desvia, mas a bola passa ao lado do gol.